terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Porco Preto no Forno



Sei que não é uma carne muito usual, mas, para mim, é mais usual do que (talvez) a carne de porco normal! 
Tenho uma grande facilidade de acesso a este tipo de carne através do meu pai!!
Para muitos, quando se fala em carne de porco preto e/ou javali, a ideia é um sabor demasiado forte e uma carne extremamente rija e seca. Pois, isto poderá ser apenas um mito!!
Esta foi a primeira vez que eu cozinhei com esta carne e correu bem... Mas todas as vezes que já comi, seja grelhada na brasa, frita, em feijoada, no forno, guisada, etc... Feita pela minha mãe, pai ou até pelo primo do meu pai, sempre me deliciei com estes pratos!!!! É uma carne que gosto e Ponto!!
E, a quem tenha possibilidade, aconselho! ;)
É saborosa, é versátil, é.... TUDO!!! 

Para a minha primeira vez na cozinha com a carne de porco preto, decidi-me por fazê-la no forno! Tinha um bom naco do lombo do porco e, lombo de porco no forno cai sempre bem e foi uma deliciosa refeição para um domingo à tarde! E ainda por cima era fresca pois o porco foi desmanchado no sábado!

Ingredientes (2 pessoas):
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • Lombo de porco preto - cerca de 1/2kg.
  • 250g de tomate pelado
  • 2 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 1 laranja às rodelas
  • Batatas de forno ou cortadas em cubos pequenos
  • Azeite qb
  • Pimenta qb
  • Sal qb

Preparação:
  1. Temperar o lombo com pimenta e sal a gosto.
  2. Selar a carne. Num tacho/frigideira de paredes altas, levar a manteiga a lume. Deixar ferver e quando a manteiga estiver a fazer espuma e já estar a ficar tostada, selar o lombo de todos os lados, de modo a que fique "tostada". 
    • Esta técnica vai permitir criar uma "crosta" em volta da carne, que não vai deixar que o molho da carne saia durante a assadura... E assim a carne ficará suculenta!
  3. Reservar a carne.
  4. No tabuleiro de forno, dispor a cebola às rodelas, o alho picado, o tomate pelado cortado em pedaços, as folhas de louro e regue com azeite.
  5. Em cima do preparado anterior colocar a carne e as batatas à volta.
  6. Colocar as rodelas de laranja por cima da carne e levar o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 150º, durante cerca de 50min. Ou até estar totalmente cozinhado.
  7. Servir imediatamente acompanhado com uma salada verde! 


Sem comentários:

Enviar um comentário