quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Filhoses - Dia de Nossa Senhora das Candeias

Não sei bem se esta tradição chega a todos, mas na minha casa (leia-se: casa dos meus pais) no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 Fevereiro) sempre houve filhoses acabadinhas de fazer!

Existem muitas tradições diferentes para um só dia! Em França, é dia de fazer e comer crepes, por aqui dizem que a tradição é apenas fazer fritos (o que quer que seja) com azeite novo e comer debaixo das oliveiras que deram aquele azeite... Mas em casa dos meus pais a tradição sempre foram as filhoses! E se sabiam bem!!!!
No Natal (outra altura em que se fazem filhoses) ninguém lhes dá valor, está tudo cheio e sem apetite nenhum quanto mais conseguir apreciar uma bela filhós!!! Nem pensar!!!
Por isso é que as filhoses no dia das candeias sempre caíram bem!!! Oh se caíam!!! Nem 5 minutos ficavam na travessa!!! eheheheh :)

Ora, então o que foi que aqui a Joana pensou??? Bora lá fazer as minhas filhoses na minha casa... Bora lá continuar a tradição dos meus pais em minha casa, para um dia passá-la também aos meus filhos, quem sabe??? ;)
Foi um pensamento bonito, não foi???
Mas também pensei outra coisa: "O que pode correr mal????"

Pois, agora posso responder: TUDO!!!!

Na parte de amassar e deixar levedar a massa, até que nem correu mal!!! Muito fofinha, macia, cheirosa, tudo de bom!!!!
Mas depois comecei a fritar as ditas!!! OH... MEU... DEUS!!!
Ficavam logo pretas!!! A massa não "expandiu" (é assim que se diz???), ou seja, ficaram enqueijadas!!! Quando as queria polvilhar no açúcar com canela, nada agarrava de tão rija que estava a filhós!! (E eu fazia este processo assim que as tirava da fritadeira!!!
E usei óleo novo!!! Deixei aquecer super bem antes de começar a fritar!!!!

Alguém me explica o que aconteceu???? Fiquei super frustada!!! 
Mas determinada!!!
Para o ano vai haver mais filhoses!!!
Eu não sou de desistir assim tão depressa ;)


PS: Escusado será dizer que não vou pôr aqui nem receita, nem foto!!!! Blhac!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário