terça-feira, 11 de agosto de 2015

Contas Pessoais : Comprar Casa #4

Escolher o Banco

Como grande parte da malta portuguesa, para mim foi impensável comprar casa sem recurso a um crédito habitação!
E esta, foi, talvez, a parte mais desgastante, a nível emocional, de todo o processo de comprar casa.
Entra num banco, sai, depois entra noutro, e assim sucessivamente. Pede propostas, dá informações... Enfim. Foi mesmo bastante complicado!

Eu, como sou uma pessoa com formação em gestão & finanças, a parte da gíria bancária não foi um problema. Mas mesmo assim. Deu-me cabo da cabeça!

Bem, vamos por partes!

  1. Em primeiro lugar, eu fiz uma seleção de bancos onde iria pedir simulações para o crédito Habitação. Não fui a todos os santos bancos que existem à face da terra! Basicamente escolhi os que me pareciam mais sólidos. (pe. no BES nem entrei! Graças a deus e aos anjinhos houve algo que, na altura (2013) me disse para não lá entrar!!!)
  2. Esquecer o pensamento de que os bancos onde já temos conta e bom historial nos dão algum tipo de benefício extra e que então, não vale a pena ir a outros pedir simulações! (pe. eu tinha conta na CGD e o marido na Caixa Crédito Agrícola, ambos com créditos automóveis já pagos e em que tudo correu bem, etc. e nem um, nem outro, tiveram tal coisa em consideração e foram mesmo os 2 mais caros nas simulações!)
  3. Esquecer os comentários dos amigos em que um diz: "o mais barato é X". Não! Tudo depende da altura em que vamos, da nossa idade, dos nossos salários, da casa que vamos comprar em si, etc. Se para mim o melhor foi o BPI, não significa que volvidos 2 anos as coisas continuem iguais! Temos mesmo de ir ver e não ir apenas pelas opiniões dos amigos.
  4. Mas, ao mesmo tempo, ouvir essas opiniões tendo o ponto anterior em consideração! Experiência, é experiência!
  5. Olhar para as taxas de SPREAD e a Euribor em separado! o Spread é o valor fixo! que pagamos sempre! a Euribor é a parte variável... Logo, quanto mais baixo o spread, melhor!
Existem outros pontos mas acho que estes são os mais importantes!
Este é, sem dúvida, um grande passo na vida de uma pessoa. E não se deve dar esse passo para o desconhecido! Aconselho a todos a fazer as coisas com calma e descontração.
E, BOA SORTE !!!!!


Jo*


Sem comentários:

Enviar um comentário